como impulsionar vendas

Como impulsionar vendas? Conheça as melhores estratégias

A dúvida sobre como impulsionar vendas é algo constante no mercado, seja para quem começa um novo empreendimento, seja para quem já está com ele ativo há algum tempo (meses ou mesmo anos).

Afinal, são elas que ditam os seus lucros, as suas reservas financeiras, as despesas com fornecedores e parceiros, o andamento da gestão do negócio e os seus planos de crescer e expandir com filiais ou franquias — aspectos que influenciam diretamente a sobrevivência do seu negócio.

Por esse motivo, preparamos este post para ajudá-lo na avaliação do seu panorama atual de vendas e, em especial, no planejamento de estratégias para aumentá-las e deixar a sua empresa mais competitiva no mercado. Acompanhe!

Como avaliar o panorama atual das vendas?

Para isso, é importante analisar dois pontos específicos: o público-alvo do seu negócio e os objetivos por ciclo de vendas. Abaixo, você vai entender melhor o porquê disso.

Para quem é o produto?

Antes de você recorrer a campanhas publicitárias, lançar promoções e descontos ou mesmo reformular a precificação do seu produto, saiba que é indispensável conhecer quem, afinal, é o seu cliente. Pode parecer óbvio falar isso, mas muitos negócios insistem em ignorar o público-alvo deles — e isso, inevitavelmente, afeta não só as vendas, como também a relevância e a penetração dessas marcas no mercado.

Por isso, é importante comprar essa ideia, ser persistente e fazer pesquisas de mercado e levantamentos dos dados internos da sua empresa para traça o perfil de sua clientela (onde as pessoas moram, qual poder aquisitivo, a idade que têm etc.), e entender mais sobre a rotina, os interesses e, em especial, as dificuldades com as quais tais clientes lidam.

Desse modo, é possível entender como o seu produto é capaz de solucionar esse problema, qual valor ele pode agregar à vida do consumidor e estabelecer uma linha de comunicação muito mais clara, direta e assertiva com ele. A partir daí, fica mais fácil fidelizar as pessoas que compram com você, além de gerar publicidade instantânea e positiva para o seu negócio e atrair mais clientes.

Quais os objetivos?

O segundo ponto a ser avaliado são os objetivos por trás de cada ciclo de vendas. Ou seja, quais são os limites de gastos internos para promovê-las e as metas que você pretende alcançar para manter um resultado positivo nos lucros e no fluxo de caixa (mensalmente, semestralmente, anualmente etc.).

Tudo isso é necessário para evitar problemas financeiros, acreditar e dar o devido valor ao seu produto, além de trazer perspectivas precisas de crescimento conforme entrada de receita, ticket médio, tempo estimado para cada transação, retorno de cliente, entre outras.

Quais as estratégias?

Agora que já falamos sobre objetivos e público-alvo, vamos tratar de como impulsionar vendas por meio de estratégias que atendam às demandas, aumentem a divulgação da sua marca e gerem engajamento com clientes e possíveis consumidores.

Marketing digital

A primeira delas é investir em marketing digital. Afinal, ele amplia sua visão de mercado e o auxilia a expandir suas vendas pela internet. Além disso, ele proporciona uma série de dados sobre hábitos de compra e comportamento online dos seus consumidores. A partir daí, se torna mais fácil planejar ações tanto de nicho quanto de público geral na rede.

Criação de conteúdo

Além das redes sociais e do marketing digital, também é interessante investir na criação de conteúdos, especialmente em um blog. Isso porque a alimentação dele com publicações frequentes se torna uma ferramenta de comunicação não só com o seu público-alvo, mas também com o público em geral.

Essa é uma oportunidade para levar a essas pessoas informações e materiais que são valiosos para a rotina delas, o que gera engajamento e afinidade com a sua marca (e o reconhecimento dela) e, de quebra, ainda estimula as suas vendas ao converter os seus leitores em consumidores.

Redes sociais

Segundo levantamento do IBGE, 74,7% dos mais de 212 milhões de brasileiros estão conectados à internet, principalmente as faixas etárias de 20 a 24 anos (91%), de 25 a 29 anos (90,7%) e 18 ou 19 anos (90,3%). Portanto, com o seu público não é diferente. Por isso, aposte na criação e gestão de redes sociais para aproximar a sua marca do público dela.

Tenha em mente que elas contribuem para a fidelização de clientes, divulgação do seu negócio para quem ainda não o conhece, dão um retorno rápido sobre o que os consumidores acham do seu produto e esperam da sua marca e promovem a sua produção de conteúdo.

Delivery

Por fim, conte com um serviço de delivery. Isso porque cada vez mais as pessoas buscam por comodidade na hora das compras e nem sempre dispõem de tempo para fazê-las presencialmente no seu estabelecimento, principalmente por conta do trabalho, de problemas de locomoção, da distância, de questões familiares, entre outros motivos.

Portanto, ao tomar essa iniciativa, você atende às demandas da sua clientela, diversifica suas atividades e agrega valor à sua marca, o que aumenta as vendas e, consequentemente, os lucros.

Como se manter atualizado?

Cada vez mais o setor de marketing promove eventos, workshops e treinamentos (presenciais e online) para divulgar as tecnologias digitais e debater as estratégias de vendas e comunicação com o cliente frente aos desafios do mercado e o papel da internet na atualidade. Portanto, vale a pena arranjar um espaço na sua agenda para acompanhá-los!

Além disso, há entidades de apoio e capacitação de empreendedores, como o Estímulo 2020, que promove desde cursos na área até parcerias com plataforma de automação de marketing digital e vendas. Tudo isso para deixá-lo atualizado e preparado para transformar esses novos conhecimentos em habilidades e competências que vão alavancar o seu empreendimento.

Como mostrado, o caminho para impulsionar vendas passa não só por estratégias bem elaboradas e que se complementam, mas também pela definição da sua clientela, das necessidades desses consumidores e de como o seu produto atende às expectativas deles. Além disso, ao focar nesse objetivo, é fundamental explorar novas tecnologias, os meios digitais e principalmente o que o marketing tem a oferecer para a gestão do seu negócio.

Gostou das informações do post? Então compartilhe aqui nos comentários o que você acha sobre o assunto e as suas perspectivas para o futuro do mercado!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.