estratégias de marketing digital

6 estratégias de Marketing Digital para usar no seu negócio

O ano de 2020 tem sido um dos mais desafiadores na história do empreendedorismo moderno. Durante a pandemia, não importa se você está à frente de uma grande ou pequena empresa, pois é provável que o seu negócio tenha sido fortemente impactado. Nesse contexto, é preciso recuperar o tempo perdido.

Para ajudá-lo nessa jornada, elaboramos um artigo especial sobre o tema. Afinal de contas, você conhece as melhores estratégias de marketing digital para o seu negócio? Caso não, sem problemas, pois é exatamente isso que descobrirá nesta leitura. Acompanhe!

O conceito e importância do marketing digital para o seu negócio

Retorno, performance, direcionamento e resultados. Grosso modo, esse é o conjunto de qualidades conquistadas por um bom planejamento de marketing digital. Essa estratégia, embora já fosse fundamental antes da pandemia, tem se mostrado ainda mais importante para a travessia da crise.

O marketing é uma competência que engloba toda as estratégias de comunicação, interação e relacionamento com o consumidor. Já o rótulo digital indica o ambiente no qual essas estratégias são colocadas em jogo — a internet.

Como deve ter notado durante a pandemia, a maior dificuldade gerada foi a queda do consumo, motivada tanto pelo distanciamento social como pela diminuição na renda dos consumidores. Sendo assim, os negócios têm de se reinventar, adotando a internet como seu principal campo de atuação.

Nesse cenário, o marketing digital oferece o melhor conjunto de ferramentas. Afinal de contas, é por meio dessas estratégias que o seu negócio pode:

  • captar leads que descobrem sua marca pelas redes, plataformas de anúncio ou site próprio;
  • alavancar seus resultados, ampliando a visibilidade da marca e o número de conversões;
  • falar a linguagem do seu público, aumentando a identificação;
  • estar onde os seus clientes estão, ou seja, nas redes sociais;
  • engajar o público-alvo com campanhas promocionais.

Além disso, o marketing é uma área altamente estatística, já que a mensuração depende de rotinas, sistemas e ideias bem ajustadas. Por isso, investir nessa área também garante um diagnóstico amplo sobre a saúde operacional do seu negócio, em termos de satisfação do consumidor, retenção de páginas, atratividade dos anúncios e muito mais.

As 6 principais estratégias de marketing digital para melhorar os seus resultados

Marketing de conteúdo, gestão de mídias sociais, atendimento multicanal, e-mail marketing, métricas e publicidade digital: essas são as estratégias mais importantes para o momento, pois promovem a atração do público, o reconhecimento da marca e o aumento das vendas. Veja!

1. Marketing de conteúdo

Essa é a estratégia que estimula a produção de materiais pertinentes ao público. Esses conteúdos devem ser publicados nas suas redes, atraindo a atenção dos consumidores e, no médio/longo prazo, criando um senso de referência, autoridade e credibilidade em torno da marca.

Digamos que você tenha uma revendedora automotiva. Em seu site, pode publicar artigos comparativos dos modelos em estoque. Isso também vale para vídeos — como ao fazer um tour por determinado veículo —, que podem ser publicados no canal da sua loja no YouTube.

Independentemente do seu setor, o segredo é produzir conteúdos interessantes ao público-alvo, seja ele formado por pessoas físicas ou empresas. O importante é que o tom dos materiais converse diretamente com a persona que tende a contratar os seus serviços.

2. Gestão de mídias sociais

Com a produção de conteúdos bem estruturada, você deve dedicar uma atenção especial às suas redes. Por conta do distanciamento social, as suas páginas devem se tornar o point de recepção dos novos clientes.

Por isso, é importante investir nesse aspecto, garantindo uma identidade visual padronizada em todas as suas mídias, como Instagram, YouTube e Facebook. Além disso, a gestão de redes também serve como um distribuidor para os conteúdos produzidos pela estratégia anterior.

Digamos que você tenha feito uma série de vídeos descrevendo curiosidades do setor imobiliário. Com a gestão, você pode distribuir esse material à sua audiência, compartilhando-o nas suas redes, gerando tráfego na página principal e melhorando as taxas de conversão.

3. Atendimento multicanal

A estratégia omnichannel incentiva o atendimento em todas as pontas de serviço, oferecendo uma experiência fluida e contínua para o cliente. Imagine que você tenha uma loja de acessórios e bijuterias, com a pandemia, o fluxo presencial de novos clientes não oferece o mesmo desempenho de antes. Por isso, a diversificação de pontos de vendas é imprescindível.

A multicanalidade faz proveito das estratégias anteriores, transformando todas as suas páginas em pontos de atendimento sincronizados à loja. Um exemplo disso é anunciar suas mercadorias tanto em marketplaces como nas suas redes.

Assim, os clientes encomendam por todos os lugares, seja pelo seu site, OLX, Mercado Livre, Facebook Marketplace, Instagram Store, WhatsApp etc. O objetivo é garantir atendimento ágil para o cliente onde quer que ele esteja, operando em todos os ambientes possíveis e evitando a perda de vendas.

4. E-mail marketing

Inicialmente, o e-mail marketing tem que ser precedido por uma estratégia de captação de leads, pois o cliente deve oferecer seu e-mail de boa vontade, seja por um cadastro inicial ou por uma sugestão de assinatura de newsletter, por exemplo, que pode ser acoplada a seu site.

Então, você monta uma lista de contatos. Assim, poderá criar campanhas de e-mail marketing, disparando promoções estratégicas e exclusivas para quem comprar pelo link do e-mail ou, simplesmente, gerando engajamento ao apresentar os últimos conteúdos ou novidades da sua marca.

5. Métricas

As métricas são determinantes para seguir melhorando a sua atuação no mercado. Com um bom sistema de CRM (Customer Relationship Management), você pode acompanhar a satisfação dos consumidores, coletando feedbacks e insights importantes para o aprimoramento do seu negócio.

6. Publicidade digital

Por último, a publicidade na era digital. Google Ads, Facebook Ads e YouTube Ads são apenas alguns exemplos de plataformas em que você pode anunciar sua marca, produtos e serviços, seja em formato de texto, vídeo ou imagem.

Assim como as demais estratégias, uma campanha publicitária deve ser feita com muito planejamento, considerando as características do seu público-alvo, a regionalização, o orçamento e o objetivo da campanha, que pode ser o de gerar visitas a seu site, estimular a captação de leads, promover o download do seu aplicativo e muito mais.

Gostou deste artigo especial com as melhores estratégias de marketing digital para o momento? Então, continue aprendendo sobre esses temas! Para isso, siga a Estímulo 2020 nas redes sociais. Você pode nos encontrar no Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.