gestão de equipe

7 dicas para melhorar a gestão de equipe e aumentar a produtividade

O mercado de trabalho nunca esteve tão competitivo e você já deve ter sentido isso na pele, não é mesmo? Para cada negócio, há vários outros concorrentes. Você implementa uma ideia e, no dia seguinte, essa novidade já está sendo usada por outras empresas. Complicado!

Dessa maneira, para que seu negócio se mantenha saudável e com força, o trabalho em conjunto tem uma grande importância. Com uma gestão de equipe bem-feita e planejada, você consegue que seus colaboradores estejam mais engajados, motivados e, assim, a produtividade e as oportunidades só têm a crescer.

O ponto é que fazer a gestão de equipe não é uma das tarefas mais simples do mundo. Cada indivíduo é um universo particular, com suas habilidades, motivações e seu jeito de exercer as funções.

Parece impossível fazer com que todo mundo trabalhe mirando uma única direção? Você pode até pensar desse modo, mas, neste texto, trazemos algumas dicas que vão facilitar sua vida e fortalecer o seu negócio!

Por que você precisa priorizar a gestão de equipe em sua empresa

Trabalhar em equipe quer dizer confiar e delegar — ainda mais para líderes e gerentes. Quando os colaboradores são reconhecidos e você transmite confiança a eles, eles se sentem com mais ânimo para trazer ideias diferentes, pensar fora da caixa e aprimorar a produtividade. Assim, são todos a favor de uma mesma causa, que, no caso, é o seu negócio.

Supondo que você tenha uma loja de varejo. Como proprietário, você lida com fornecedores, contabilidade, atendimento, entre outros. Não sobra muito tempo para focar a estratégia de redes sociais, mas você tem um colaborador que entende muito disso. Então, que tal delegar essa função a ele ou mesmo pedir novas ideias? Para você, torna-se uma tarefa a menos e, pra ele, é um grande voto de confiança e mais preparo em relação às oportunidades do mercado de trabalho.

O gestor de equipe, quando bem preparado, percebe as características individuais de cada um dos funcionários e faz com que todo esse potencial seja convertido em força para o negócio. Ou seja, você tem muito mais diferenciais para enfrentar a concorrência.

Veja 7 dicas para melhorar a gestão de equipe e a produtividade

Agora que você já viu o quanto é importante aprimorar a gestão de equipe, deve estar se perguntando por onde começar, não é mesmo? Você está no lugar certo. Conheça as principais etapas a seguir!

1. Avalie o clima organizacional

Sem entender o clima organizacional da sua empresa fica complicado avançar. Mas é importante ter humildade e não ficar apenas em impressões rasas.

Nossa dica, então, é conversar separadamente com os colaboradores e entender a partir da percepção de cada uma. Por exemplo, se você é o tipo de chefe que só cobra e critica, precisa rever isso urgentemente. O melhor jeito de fazer isso é explicando o porquê de determinadas obrigações, lembrando-se de elogiar a equipe, conforme elas forem sendo bem executadas.

2. Estabeleça uma cultura de feedback

Feedback é um conceito de dar um retorno sobre algum tipo de comportamento, seja por algo ter sido bem-feito, seja porque tenha fugido do padrão de qualidade. A ideia é que as conversas sejam realizadas com cada um dos colaboradores de forma separada. Faça isso periodicamente — por exemplo, a cada duas semanas é um ótimo começo.

Também motive seus colaboradores a lhe darem feedback sobre seu modo de administrar ou fazer a gestão de equipe. O objetivo é aproximar-se de todos com diálogo franco e aberto. Assim, eles podem dividir com você novas ideias em relação à empresa.

A dica quanto ao feedback é ser bem objetivo: se algo saiu fora do planejado, comente o que aconteceu e pensem juntos em formas de corrigir o erro, aprendendo com ele e fazendo com que não se repita.

3. Reconheça o bom desempenho

Seu vendedor fez uma venda exemplar? Comemore com ele. Aqui, o primeiro passo é reconhecer perante todos e oferecer algum estímulo, como um dia de folga ou outro tipo de bonificação. Isso vai fazer com que os outros colaboradores também se esforcem para ganhar esse reconhecimento. 

Outro ponto é estabelecer metas individuais para cada colaborador ao longo do mês. Desse modo, todos têm clareza sobre quais são os seus entregáveis.

4. Use ferramentas de gestão de tarefas

Às vezes, só falar o que cada um deve fazer passa batido e acaba sendo esquecido, já percebeu? Por isso, as ferramentas de gestão de tarefas são tão úteis.

Se o trabalho é colaborativo, as opções Trello ou Asana podem ser muito úteis. Mas você também pode organizar tudo em quadro, lousa ou cartaz em seu negócio — principalmente para o caso de ninguém ter o próprio tablet ou computador.

5. Alinhe o fit cultural da organização

Você já ouviu falar de funcionários sem fit com uma empresa? É quando eles não se encaixam na cultura do negócio, sem muita afinidade.

Por exemplo, em uma loja na qual os colaboradores ganham por comissão — eles precisam ser ativos e terem muita vontade de fazer e acontecer. Uma pessoa sem muito ânimo e jeito com pessoas pode não ter fit com esse negócio. Por isso, é indicado avaliar esse ponto antes mesmo da contratação.

6. Tenha uma cultura do erro

Lembra da ideia que surgiu no começo do texto sobre um de seus colaboradores ajudar na estratégia de redes sociais, aprimorando seu marketing digital?

Pois é, mas, por mais que ele entenda, não é certeza de que a estratégia vai ser bem-sucedida logo no começo. Se algo der errado, vocês devem aprender com o erro para acertar na próxima vez.

Essa cultura acaba vendo algumas falhas como algo que impulsiona a fazer melhor. Assim, quando todos percebem esse ponto, ficam mais confiantes em sugerir algo. 

Um ótimo começo é registrar esses erros e acertos para que tudo fique gravado e possa impulsionar o negócio.

7. Estude sobre Recursos Humanos

Uma boa gestão de equipe pede conhecimento sobre a área de Recursos Humanos (RH) para que possa compreender melhor o perfil de quem trabalha com você.

Ao estudar matérias de RH e melhorar sua capacitação, você pode entender mais sobre o temperamento e a personalidade dos indivíduos, o que vai super ajudar sua gestão! Como a pirâmide de Maslow, que ensina que todos nós temos níveis hierárquicos de necessidades, dos mais básicos, como alimentação e onde viver, aos de realização pessoal.

A parte boa é que a EAD Unicesumar tem vários cursos para que você estude no horário mais flexível para sua rotina.

Viu só como não basta exigir do funcionário? Todos nós estamos dispostos a trabalhar bem e fazer boas entregas, mas é preciso entender como engajar cada indivíduo para que o negócio possa ter pessoas motivadas e seguir crescendo, com alta produtividade.

Agora você deve ter sentido que vale muito a pena aprimorar seus conhecimentos sobre gestão de equipe, não é? Conheça, então, os cursos da EAD Unicesumar. São várias opções!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.